segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Um caligrama francês em homenagem a TV Manchete (1983-1999)

Por Rennan Rebello

Caligrama escrito em francês em homenagem a Rede Manchete




Para quem acompanhou a Rede Manchete sabe que o apreço pela arte era uma paixão de seu antigo dono, o gráfico ucraniano Adolfo Bloch (1908-1908), tanto que na programação da TV no final dos anos 90 havia espaço para vinhetas onde pintores faziam intervenções artísticas no M da Manchete (vídeo acima). E inspirado por essa manifestação cultural que até hoje segue viva em minhas lembranças, aceitei o 'desafio' de um concurso cultural promovido pelo Consulado da França no Rio de Janeiro e concebi um caligrama (poema visual), ou seja, palavras formam uma imagem. 

Como o extinto Grupo Manchete sempre é um assunto recorrente nas minhas pesquisas e rodas de conversas acabei optando em desenhar o famoso M com palavras. No entanto, não escrevi um poema mas escrevi uma crônica em francês (que até hoje tento aprender) sobre a minha relação com a TV Manchete da infância até a fase adulta.




Texto do caligrama em francês 

Je me souviens encore très bien de mon enfance dans les années 90 dans une ville périphérique de l'État de Rio de Janeiro. Mon accès à la culture était considéré comme une élite. Et c'était par le biais grâce à Télévision de première classe, comme Tv Manchete était également connu.

Je me souviens des séries japonaises, des actualités télévisées, des reportages sportifs et des carnavals. 

En plus des feuilletons, des programmes qui présentaient des spectacles avec des artistes brésiliens et même des vignettes avec des peintres nationaux faisant du logo Manchete une œuvre d'art.

En fait, la première fois que j'ai vu Paris, c'était via TV Manchete. 

Je vis toujours à Rio, je porte l'armure d'un journaliste comme TV Manchete m'a appris quand j'étais enfant. 

Aujord´hui encore, je me demande si je pourrais travailer à TV Manchete avant sa fin en 1999. Je ne sais pais je sair que je peux toujours aller en France da rapporter en tant que journaliste de la tv comme en la belle époque (1983-1999)


Tradução para a língua portuguesa


Ainda me lembro muito bem da minha infância nos anos 90 em uma cidade periférica do estado do Rio de Janeiro. Meu acesso à cultura considerada de elite foi através da televisão de primeira classe, como TV Manchete também era conhecida.



Lembro-me de séries japonesas, notícias na TV, reportagens esportivas e carnavais.


Além das séries, programas que apresentaram espetáculos com artistas brasileiros e até vinhetas de pintores nacionais, tornando o logotipo Manchete uma obra de arte.

A primeira vez que vi Paris foi pela TV Manchete. Ainda moro no Rio, uso a armadura de um jornalista como a TV Manchete me ensinou quando criança.

Ainda hoje me pergunto se eu poderia trabalhar na TV Manchete antes do final de 1999. Não sei mas sei que sempre posso ir à França para reportar como jornalista de TV como naquela bela época (1983 -1999)

Como fazer um caligrama?

Um caligrama deve ter uma imagem como referência antes de inserir as palavras

Inicialmente a tarefa de se fazer um caligrama parece difícil mas na verdade é fácil. Basta ter paciência e foco além da inspiração. Abaixo, segue um tutorial de como se fazer um poema visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Manchete afiliada à Itatiaia? Dirigentes se reúnem

E staria a Rádio Manchete próxima de se tornar uma afiliada à Rede Itatiaia, sediada em Belo Horizonte? Dirigentes das duas emissoras estiv...