segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Diário de Bordo #1 - Documentário sobre a Rádio Manchete com José Milson Fabiano

Por Vítor d'Avila

José Milson Fabiano também compartilhou fotos de arquivo como esta, de sua época na Manchete AM, onde ele está ao lado de  Marcio Castorino (centro) e Alexandre Ferreira (à direita) 
Quando se fala em Rádio Manchete é impossível não se lembrar da voz de José Milson Fabiano. O experiente locutor, que hoje atua nas rádios 93 FM e JB FM, trabalhou tanto na Manchete AM quanto na FM entre os anos de 1990 e 1999. De acordo com ele, foi a emissora dos Bloch que o abriu as portas para o mercado carioca, de onde jamais saiu.

Vítor d'Avila; José Milson Fabiano e Rennan Rebello
Fabiano é natural de Muriaé, em Minas Gerais, e durante alguns anos atuou em emissoras locais nos anos 1980. Em 90, recebeu o convite que mudaria a sua vida: trabalhar na Rádio Manchete, no pomposo edifício das empresas do Grupo Bloch, localizado no bairro da Glória, no Rio de Janeiro.

Desde então, foram inúmeros programas, rádios e trabalhos feitos com a voz. Além das rádios do grupo, Fabiano também atuou na TV Manchete, onde fazia a locução para comerciais de algumas revistas da Bloch Editores, oferecimento de programas, além de ser a voz padrão da emissora durante um breve período, enquanto o eterno titular, Eloy Decarlo, precisou tirar licença médica.

Quando o Canal do d’Avila, deste jornalista que vos escreve, e a Pangea Conteúdo, de Rennan Rebello, decidiram se unir para produzir o documentário “Rádio Manchete (ainda) no ar” (em série de episódios no Youtube e em podcasts), foi unânime a ideia de ter José Milson Fabiano como primeiro entrevistado. A escolha não poderia ter sido mais satisfatória: foram horas de uma conversa que rendeu um material incrível e proporcionou aos produtores um conhecimento de grande valia, não apenas para o documentário, mas para a comunicação em si.


Estúdio da Rádio Manchete nos anos 90: Marcio, Verônica e José Milson Fabiano


Para Vítor d’Avila, foi uma ocasião especial pois, como locutor profissional, além de aprender coisas novas com um dos grandes nomes da voz, pôde gravar seu podcast “Vida de Rádio”, onde, em cada edição, entrevista nomes consagrados do rádio.

Isabel (Operações Comerciais) e José Milson Fabiano em momento descontraído na Rádio Manchete




No Edifício Manchete, na Glória (RJ), onde funcionava a TV, rádio e revistas do Grupo Bloch
 Foto 1) José Milson Fabiano e DJ Peixota (que apresentou o  'Clube do Som' nos anos 90)
Foto 2) José Milson Fabiano e Monica (secretária da diretoria) na discoteca da Rádio Manchete

Já para Rebello, foi um encontro cara-a-cara com seu “parceiro indireto” em viagens de trem que fazia em Moscou, durante suas férias na Rússia, no final de 2019.



Nos bastidores da gravação da série documental na casa de José Milson Fabiano
“Na última vez em que estive na Rússia, em outubro de 2019, fiquei na casa da minha noiva Marina, em Zelenogradskaya que fica cerca de uma hora de distância, de trem, da região central de Moscou, já que o ponto final fica na estação Leningradsky. Nestas viagens que eu fazia quase todos os dias, assistia bastante vídeos no Youtube, aproveitando a boa internet russa. Entre os vídeos que assisti foi uma entrevista com o radialista Gilson Ricardo, o Gilsão, que atualmente trabalha na Super Rádio Tupi (RJ). No dia seguinte, seguindo viagem novamente rumo a estação de trem de Leningradsky, me conectei ao YouTube que por meio de seus algoritmos me indicou um vídeo do José Milson Fabiano entrevistando o lendário Gilsão. Gostei da condução da entrevista e do formato do quadro "Olha quem está falando" que busca registrar trajetórias de comunicadores do rádio. Não apenas me inscrevi no canal como assisti todos os vídeos do canal durante essas viagens pelos trens moscovitas. E o Milson Fabiano passou a ser meu colega de vagão assim como minha noiva Marina que apesar de russa acabou conhecendo o canal por minha causa. Chegando ao Rio, o meu amigo jornalista Vitor d'Avila e eu sempre conversávamos sobre o 'universo' Manchete. Não apenas referente a TV mas também sobre as revistas da Bloch Editores e também da rádio da qual estamos produzindo um documentário. Afinal, é o único meio de comunicação que ainda pertence ao extinto grupo (tendo Pedro Jack Kapeller, o Jaquito - sobrinho de Adolpho Bloch, fundador da Rádio Manchete, como gerente administrativo como consta no expediente no site: www.radiomanchete.com.br) embora a rádio, esteja arrendada a um grupo de comunicação  português, a Iberia Universal, que transmite conteúdos chineses em língua portuguesa.  E três meses depois de minha estadia na Rússia, eis uma surpresa para mim, já que eu estava no cenário do "Olha quem está falando". Ou seja, Vítor e eu fomos à casa do José Milson Fabiano,  para entrevistá-lo para o nosso projeto de série documental ao Youtube - que também terá formato podcast - "Rádio Manchete (ainda no ar)". Já que o Fabiano trabalhou tanto na rádio quanto na TV como locutor onde também emprestava a sua voz para comerciais das revistas dos Bloch. Em suma, até agora não acredito de que me transportei do trem russo para a casa do apresentador que eu assistia da Rússia. O mais incrível é a coincidência dele ter trabalho no grupo Manchete que sempre foi alvo de minhas pesquisas até como hobby. Enfim, parafraseando o cantor inglês Ritchie, ‘a vida tem dessas coisas'", disse Rennan Rebello.




A produção do documentário “Rádio Manchete (ainda) no ar” só tem a agradecer ao Fabiano pela colaboração e paciência e, mais do que qualquer coisa, pela confiança e hospitalidade ao receber d’Avila e Rebello em sua casa. Para acompanhar o trabalho de José Milson Fabiano no YouTube, basta acessar o link: https://www.youtube.com/user/lorelyfabiano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Manchete afiliada à Itatiaia? Dirigentes se reúnem

E staria a Rádio Manchete próxima de se tornar uma afiliada à Rede Itatiaia, sediada em Belo Horizonte? Dirigentes das duas emissoras estiv...